sábado, 15 de maio de 2010

"Estratificação Social"

Escola Estadual Adventor Divino de Almeida
Campo grande 15 de maio de 2010
Aluna: Odara Cristina n° 28
Série: 3°B
Prof: Vanja
Disciplina: Sociologia

Estratificação social

Na Sociologia, na Antropologia e em outras ciências sociais, a estratificação social refere-se a um arranjo hierárquico entre os indivíduos em divisões de poder e riqueza em uma sociedade.
A estratificação social é a separação da sociedade em grupos de indivíduos que apresentam características parecidas, como por exemplo: negros, brancos, católicos, protestantes, homem, mulher, pobres, ricos, etc. A estratificação é fruto das desigualdades sociais, ou seja, existe estratificação porque existem desigualdades.

A estratificação social esteve presente em todas as épocas: desde os primeiros grupos de indivíduos (homens das cavernas) até nossos tempos. Ela apenas mudou de forma, de intensidade, de causas. A revolução industrial e a transformação dos sistemas econômicos contribuíram para que as questões sobre a desigualdade social fossem melhor visualizadas, discutidas e percebidas, principalmente depois do advento do capitalismo, tornando-as mais evidentes.

Só existe estratificação social por que ainda existe desigualdade entre os homens, gerando assim a exclusão do indivíduo da sociedade de modo geral.

Com a exclusão desse indivíduo, forma-se mais um ser humano sem forças para lutar pelos seus direitos, desde muitos anos amparados pela Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Conceito: é a diferenciação de indivíduos e grupos em posições (status), estamentos ou classes, diferenciação esta feita de maneira hierárquica.

A estratificação social pode ser feita através de:

a) Castas compostas de um número muito grande de grupos hereditários. Os papéis das pessoas na sociedade são determinados por sua ascendência. Esse é um modelo de estratificação que não apresenta nenhuma possibilidade de mudança de posição social, por isso é chamado de fechado, pois a pessoa que pertence a uma casta só se pode casar com um membro da mesma casta. Ex. na Índia a estrutura de castas tem natureza religiosa.

b) Estamentos: constituem uma forma de estratificação social com camadas sociais mais fechadas do que as das classes sociais e mais abertas do que as das castas, motivo pelo qual é chamada semi-aberta. Os Estamentos são reconhecidos por lei e geralmente ligados ao conceito de honra, ou seja, o prestigio é o que determina a posição da pessoa na sociedade. Ex.: a sociedade medieval.

c) Classes: constituem uma forma de estratificação social onde a diferenciação entre os indivíduos é feito de acordo com o poder aquisitivo. Não há desigualdade de Direito, pois a lei prevê que todos são iguais, independente de sua condição de nascimento, mas há desigualdade de fato, como é facilmente perceptível por todos. Ex.: as sociedades Capitalistas.

terça-feira, 11 de maio de 2010

A Semana da Arte Moderna-1922


Tambem conhecida como Semana 22, ocorreu em São Paulo no ano de 1992 nos dias 13,15e17

de Fevereiro, no Teatro Municipal.

Tendo cada dia dedicado a um tema: Pintura e Escultura, Poesia e Literatura e Música.

Apoiado pelo Presidente na Época Dr. Washington Luis, também tendo apoio de René Thiollier

que solicitou patrocinio para trazer os artistas do Rio de Janeiro.

A semana 22 representou uma verdadeira renovação de linguagem na busca de experimentação,

na liberdade criadora da ruptura como passado e até corporal pois a arte passou de vanguarda para modernismo.

Principais representantes: Mário de Andrade, Oswald deAndrade, Victor brecheret, Plínio Salgado, nita Malfatti, Menotti Del Picha, Tarsila do Amaral entre outros.